PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 33279 > DIA DA SAÚDE DIRSA REALIZA EVENTO EM COMEMORAçãO AO 77º ANIVERSáRIO DO SERVIçO DE SAúDE

DIA DA SAÚDE

DIRSA realiza evento em comemoração ao 77º Aniversário do Serviço de Saúde

Publicado: 2018-12-11 15:00:00
Além de cerimônia militar, a programação contou ainda com a realização de Jornada Científica, palestra e visita ao LAQFA

A Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) realizou, no dia 3 de dezembro, uma cerimônia militar em comemoração ao 77º Aniversário de Criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica. A solenidade encerrou a programação comemorativa que contou ainda com a realização de Jornada Científica, eventos históricos, encontro e palestra para veteranos da Saúde, além de visita ao Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA).

Durante a solenidade militar, presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, 17 militares foram prestigiados com o Prêmio Destaque Operacional de Saúde. A premiação é oferecida em reconhecimento aos profissionais do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU) que se destacaram diretamente no atendimento aos pacientes.

Ao falar sobre a modernização e renovação do SISAU, o Diretor de Saúde, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, destacou a importância da atuação junto ao paciente. “A saúde operacional demonstra-se cada vez mais presente. O Hospital de Campanha (HCAMP), nos casos de calamidade pública e desastres, resgata valores imprescindíveis como solidariedade e dignidade; assim como as Ações Cívico-Sociais (ACISO) enriquecem nossos laços com diversas comunidades do Brasil”, afirmou.

A solenidade contou ainda com homenagens ao Patrono do Serviço de Saúde, Major-Brigadeiro Médico Ângelo Godinho dos Santos, e aos ex-diretores de Saúde. Na ocasião, também foi feita a imposição da Medalha Militar e realizado um desfile militar com a participação dos estandartes das 16 unidades subordinadas e de um grupamento representativo do HCAMP, entre outros.

Estiveram presentes o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; os Diretores do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky, e do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), Brigadeiro Médico Julio Cesar da Gama Apolinário; o Subdiretor Técnico e de Perícias Médicas da DIRSA, Brigadeiro Médico Ricardo Gakiya Kanashiro; além de oficiais-generais do Rio de Janeiro e militares das organizações de Saúde.

Fotos: Sargento Rocha